Make your own free website on Tripod.com

Regiao Centro-Oeste

Formada pelos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal. O clima é tropical, com chuvas de verão. A vegetação é de cerrado nos planaltos e muito variada no Pantanal. Na década de 60, o povoamento foi acelerado pela transferência da capital federal para Brasília e pela construção de rodovias. Vêm migrantes do sul e do sudeste do país, que contribuem para o crescimento de uma importante área agrícola.
A economia da região, que havia regredido para a agropecuária de subsistência depois do declínio dos garimpos de ouro e de diamante, no século XVIII, é substituída pela pecuária extensiva e pelo cultivo de soja, milho, algodão e arroz, praticado em latifúndios. A grande concentração de terra faz com que haja também inúmeros conflitos pela sua posse. A industrialização ainda é pequena, e os índices de analfabetismo e de mortalidade infantil estão em um patamar ligeiramente superior aos das regiões Sudeste e Sul.
Brasília, a capital federal, abriga a sede dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de embaixadas e da maioria dos órgãos federais. Sua alta concentração demográfica contrasta com as vastas áreas do cerrado goiano, os cânions e cachoeiras da Chapada dos Guimarães e do Pantanal Mato-Grossense. Com enorme biodiversidade, o Pantanal é a maior planície alagada do mundo, trazendo a cada ano mais turistas interessados em passeios ecológicos e em pescaria.